Natan Oliveira nasceu na cidade de Malacacheta, Minas Gerais, em 25 de dezembro de 1991 e veio ainda pequeno com sua família morar em Nova Serrana. É filho de Maria Creusa Ferreira de Oliveira e Wilson Pinto de Oliveira; e irmão de Hedy Wilson Pinto de Oliveira e Jéssica Maria Pinto de Oliveira.
Natan Oliveira é graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde estudou entre 2011 e 2016, e mestre em educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde realizou seu mestrado entre 2022 e 2024. É professor de Língua Portuguesa e auxiliar de Biblioteca, além de ser educador popular e ativista do Movimento Negro. É fundador do De(s)coloniza (projeto de educação antirracista) e do movimento Vozes (projeto de democratização da política). Foi eleito vereador por Nova Serra em 2024 com 647 votos. Além de vereador da 18º legislatura, também é professor de Literatura Infantil no Curso de Pedagogia e de Português Instrumental no curso Técnico de Enfermagem da Faculdade de Nova Serrana (Fans).
Como educador e ativista, Natan Oliveira está comprometido com o futuro de Nova Serrana, pois desde sua infância aprendeu o valor da vida em comunidade e da união entre aqueles que estão do lado de fora da política tradicional. Agora, com o apoio de diversos movimentos, está pronto para representar essas pessoas que constroem diariamente a cidade, mas não são ouvidas no legislativo municipal.
Sua trajetória o preparou para a responsabilidade de exercer o cargo de vereador e representar a polução de Nova Serrana na Câmara Municipal. Com formação em Letras pela UFOP e mestrado em Educação pela UEMG, dedica sua vida profissional ao ensino e à promoção da educação pública de qualidade. Como fundador do De(s)coloniza e ativista do Movimento Negro, luta diariamente contra as desigualdades sociais que geram violência e distanciam as pessoas de seus direitos básicos.
Como vereador, seu compromisso é claro: diminuir a distância entre o povo e a Câmara dos Vereadores. Juntos vamos lutar por serviços públicos de qualidade como a educação, a saúde, a cultura, a proteção do meio ambiente e garantia da transparência e da participação cidadã. Acredito em uma Nova Serrana inclusiva, justa e próspera, onde todos tenham vez e voz.
Natan Oliveira entrou na política para seguir o legado do seu avô, Claudino Pinto de Oliveira, que foi vereador por dois mandatos em Malacacheta, quando o exercício nem era remunerado. Do seu avô, herdou o jeito para a política e a vontade de ajudar as pessoas humildes que constroem esse país. Vamos construir juntos a Nova Serrana dos nossos sonhos e com responsabilidade, empatia e diálogo, faremos a diferença.