Sancionada Lei que celebra Convênio com a Acccom
Com a Lei 2.214/2013 sancionada os moradores de Nova Serrana, portadores de doenças oncológicas que não tem condições de pagar o tratamento, serão bem assistidos pela ACCCOM.
Publicado em 14/11/2013 13:03 - Atualizado em 14/11/2013 15:19
O Prefeito de Nova Serrana, Joel Martins, sancionou a Lei 2.214/2013 que autoriza o Poder Executivo celebrar convênio com a Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (ACCCOM). O objetivo é prestar assistência aos portadores de doenças oncológicas de Nova Serrana que não possuem possibilidades de pagar tratamento particular.
O tratamento em instituições particulares para doenças oncológicas possui altos custos financeiros, inacessíveis à maioria da população. O convênio celebrado entre ACCCOM e Prefeitura de Nova Serrana visa diminuir o sofrimento das famílias com pessoas portadoras deste tipo de doença, assim como àqueles com diagnósticos de suspeita, que não possuem condições financeiras de arcar com o tratamento.
Fonte: Prefeitura de Nova Serrana
Conheça a história da ACCCOM
A ACCCOM nasceu em 21 de março de 1995, do coração de pessoas solidárias do Centro-Oeste de Minas, que ao perceberem o sofrimento de quem convivia com o câncer e não tinha recursos para um tratamento digno na região, se associaram para buscar soluções para essa causa.
O primeiro objetivo foi construir o Hospital do Câncer e posteriormente, acolher os pacientes de outras cidades que não tinham onde ficar para se tratarem diariamente em Divinópolis, então, foi construída a Casa de Apoio. Contudo, no intuito de que essas pessoas continuassem sendo cada vez mais bem atendidas, houve a necessidade de ampliar o serviço com a construção do Centro Assistencial e do Centro de Reabilitação Oral.
Tudo isso só foi possível a partir da união desse povo solidário, que viabilizou o tratamento oncológico na região e que o mantém até hoje com pequenas doações de milhares de pessoas que também se solidarizam à causa.
Assim se fundou a ACCCOM, uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, que mantém a premissa de ajudar pessoas que convivem com o câncer, com evolução e aperfeiçoamento constante. Atualmente a Associação atende a uma população estimada em 1 milhão e 300 mil pessoas, em cerca de 86 cidades do Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado.
Para conhecimento, o Hospital do Câncer foi construído, equipado e inaugurado pela ACCCOM em 2001 e repassado à administração do Hospital São João de Deus. Em 2009 foi expandido pela entidade para 5 mil m² e é referência no tratamento de câncer na região, oferecendo mais de 200 mil atendimentos por ano, através do SUS. Esta obra inicial foi e continua sendo fonte de investimento constante da Associação.
As demais obras posteriores são administradas e custeadas integralmente pela ACCCOM. A Casa de Apoio, inaugurada em 2004 com 80 leitos e remodelada em 2013, acolhe aos pacientes e seus acompanhantes gratuitamente, com enfermagem 24 horas, 5 refeições diárias orientadas por nutricionistas e oficinas terapêuticas.
O Centro Assistencial e o Centro de Reabilitação Oral, inaugurados em 2005 e 2012 respectivamente, prestam serviços de suporte ao tratamento oncológico, com atendimento de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e dentistas. Realizam também ações preventivas e educativas no combate ao câncer e agilização de marcação de consultas, exames e cirurgias. Para administrar todos esses serviços, bem como gerenciar as doações, a ACCCOM construiu o Centro Administrativo em 2011, que com credibilidade e profissionalismo, colabora com a viabilização de todo esse processo.
Fonte: ACCCOM
por Comunicação