Procon Câmara está apto a implementar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor
Através de acordo de cooperação técnica o órgão usará o sistema e terá mais
Publicado em 16/07/2019 14:54 - Atualizado em 16/07/2019 16:43
Com apenas quatro meses de funcionamento, o Procon Câmara, já registra uma grande conquista com a implementação do SINDEC – Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor. Isso representa um grande avanço para o órgão que passa a ter mais uma ferramenta com amplitude nacional para as ações em defesa dos cidadãos novaserranenses.
O termo de cooperação técnica firmado entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Procuradoria Geral de Justiça de MG, com interveniência do Programa Estadual de Defesa do Consumidor e a Câmara de Nova Serrana, estabelece a implementação do SINDEC no Procon da Casa Legislativa. O ato permite que o Procon Câmara utilize um software licenciado pela União ao Estado de Minas Gerais, além disso autoriza também a realização de cursos e treinamentos para sua aplicação, a fim de que possibilite o registro, armazenamento e compartilhamento da base municipal de dados de demandas de consumo com as bases estadual e nacional, resultando inclusive, na elaboração dos Cadastros Estadual e Nacional de Reclamações Fundamentadas.
De acordo com o diretor do Procon Câmara, Bernardo Ferraz, essa é uma grande vitória. “Estamos avançando com os trabalhos do Procon e, em pouco tempo conseguir a implementação do SINDEC é realmente satisfatório, pois muitas cidades que estão atuando há mais tempo não conseguiram. Isso mostra o empenho com que temos encarado esse desafio em fazer mais pela defesa dos consumidores no nosso município”, relatou o diretor acrescentando que outra boa notícia é que os servidores do Procon Câmara já estão capacitados para usar o sistema e isso dará ainda mais qualidade e agilidade nos procedimentos.
Para a presidente interina da Câmara, vereadora Terezinha do Salão (PTB) todos os avanços do Legislativo representam um ganho expressivo para a própria população, nesse caso específico, a atuação em defesa dos direitos do consumidor se eleva em mais um grau e isso é extremamente significativo.
por Através de acordo de cooperação técnica o órgão us