Marcelo Caires usa a tribuna para falar sobre evolução tecnológica
Criador do aplicativo de transporte chamado ?Me Busca? fala sobre transporte de passageiros no município
Publicado em 15/08/2019 14:31
Durante a 24ª Reunião Ordinária da Câmara de Nova Serrana, o Sr. Marcelo Caires, criador do aplicativo de transporte chamado “Me Busca”, usou a tribuna livre para falar sobre a evolução tecnológica. Ele iniciou seu pronunciamento falando sobre uma empresa do ramo de fotografia que perdeu completamente o espaço no mercado por não acompanhar a evolução da tecnologia de câmeras e outros equipamentos digitais. De forma semelhante, citou a datilografia e a telefonia fixa que foram superadas por outros sistemas.
O tribuno também falou sobre empresas do ramo supermercadista que apresentaram evolução na compra e venda de produtos. Em seguida falou sobre a Lei 2.613/2018, aprovada pela Câmara e que determina que aplicativos de transporte só podem contratar 20% do número de taxis em atividade no município, esse percentual corresponde a nove motoristas de aplicativo em Nova Serrana.
O aplicativo é uma empresa privada que presta serviço público para a população. O tribuno pediu, portanto, aos vereadores que fizessem a análise sobre a possibilidade de alterar a lei que estabelece o limite de funcionários em empresas privadas, de forma que se pudesse modificar a quantidade de motoristas no aplicativo.
Marcelo Caires citou o exemplo da UBER que emprega 600 mil funcionários em mais de 100 cidades. Ele destacou que o valor das tarifas dessa empresa inviabiliza o aplicativo em Nova Serrana que, por ser muito barato, não permite que os motoristas sobrevivam com os valores praticados em cidades com menos de 200 mil habitantes. Diante dessa situação, o tribuno afirma ter encontrado uma oportunidade para explorar o mercado, mas com valores que atendessem tanto os usuários quanto os motoristas.
O “Me Busca” teve início na cidade em 2018, com 37 motoristas. Após a aprovação da Lei 2613/2018 houve uma redução de 75% dos motoristas, estando hoje com nove prestadores de serviço em atividade. Após 10 meses de trabalho o aplicativo está com 12 motoristas que trabalham em revezamento por horário, sempre mantendo a quantidade de 09 em circulação para atendimento da população.
Em maio de 2019 o “Me Busca” foi estendido para Campo Grande e Rio Verde. Em Rio Verde há 43 motoristas cadastrados e há 183 em Campo Grande.
O tribuno disse que o aplicativo “Me Busca” atende a todas as exigências da Lei Federal nº 13640/2018 e da Lei Municipal, que regulamentam o transporte remunerado privado individual de passageiros.
por Assessoria de Comunicação Câmara - Ivane Ferreira